sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Este projeto tem como proposta fazer um redesign da logomarca e reformular os rótulos e embalagens dos refrigerantes Del Rey para fortalecer a marca e torná-la mais competitiva no mercado. Uma embalagem bem estruturada adiciona valor ao produto, pois além de identificar a empresa, demonstra os benefícios, valores e a personalidade associada à marca.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

INTRODUÇÃO

Com a evolução da humanidade e das atividades econômicas, as empresas passaram a utilizar a embalagem não apenas como transporte e proteção, mas incorporaram novas funções para conquistar o consumidor por meio de um visual atraente e comunicativo.

A embalagem está presente no cotidiano do consumidor, seja no ato da compra ou não. O formato, as informações, cores e imagens criam um vínculo com o consumidor através da associação entre o que ele deseja e o mundo no qual ele está inserido. Uma embalagem com um bom design desperta sensações e lembranças, que pode ser utilizado com um recurso extraordinário para empresas se comunicarem com seu público. Perez (2002) diz que através da marca de um produto o consumidor é atraído e influenciado a comprá-lo, ou seja, é através dela que o comprador faz uma distinção final.

Nos pontos-de-venda, a criatividade em uma embalagem pode persuadir, favoravelmente, o consumidor no ato da compra e apresentar informações claras e específicas, destacando os produtos nas prateleiras de supermercados e lojas de varejo. Portanto, é necessário que as empresas saibam utilizá-la como uma oportunidade de destaque no mercado. Mestriner (2002) salienta que a embalagem é um componente fundamental do produto para viabilizar uma compra e tornar compreensível o conteúdo, além de agregar valor e interferir na qualidade percebida pelos consumidores.

Assim, esse projeto foi desenvolvido para analisar como a embalagem pode ser usada como uma ferramenta de marketing eficaz e apresentar a mesma como um importante meio de exposição e comunicação, e não apenas com a função de armazenamento, transporte e proteção. Esse é o nosso objetivo perante a empresa Del Rey.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Adequar as embalagens dos refrigerantes Del Rey ao posicionamento do produto no mercado.

Objetivos Específicos

- Discutir os aspectos conceituais referentes ao design de embalagem e contextualizar a circulação da imagem da marca;
- Estilizar a logomarca;
- Revitalizar a embalagem.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como principal objetivo propor a reestruturação das embalagens dos refrigerantes Del Rey, por meio da análise das mesmas, pesquisas sobre design de embalagens e de uma discussão sobre o contexto de circulação da imagem da marca. A partir desse estudo será desenvolvido um novo conceito para os refrigerantes Del Rey, atribuindo credibilidade ao produto e à marca através de uma embalagem profissional e criativa.

Cuidar da marca - dentre outras funções como sustentar seu discurso com o público, agir com transparência, ética e distintividade - é modernizar seu design estrategicamente sem perder sua identidade e incorporar novos discursos e sensações que beneficiarão o público consumidor e ainda atrairão prospectos.

A embalagem enquanto meio de comunicação composta por signos e idéias desenvolvidas socialmente para representar os conceitos da marca, estabelece interações entre a embalagem e o seu público e indicará como será vista e consumida. França afirma que comunicação é:

“(...) processo em que imagens, representações são produzidas, trocadas, atualizadas no bojo de relações: esse processo em que sujeitos interlocutores produzem, se apropriam e atualizam permanentemente os sentidos que moldam seu mundo e, em última instancia, o próprio mundo”. (FRANÇA, 2004, p. 9)

Através da reformulação dos signos representados nas embalagens dos refrigerantes Del Rey, o produto ficará mais atraente para o consumidor e prospectos; o valor simbólico que a marca carrega ganhará mais força e com isso mais valor simbólico será agregado à mesma, mudando a concepção da marca e a relação estabelecida entre o público e a embalagem.

A proposta deste projeto favorece positivamente os consumidores de refrigerante em geral e em específico aos consumidores dos refrigerantes Del Rey, que terão uma embalagem mais atraente e bonita, além de um produto de qualidade já conhecido por eles. Também serão beneficiados com o projeto a empresa, que terá embalagens mais modernas que, captarão mais clientes e, conseqüentemente, mais lucratividade; e em especial, o nosso grupo, que através da pesquisa, ganhará conhecimento e cultura.

METODOLOGIA

A embalagem é um grande “meio” de exposição e comunicação. Em pontos-de-venda, a criatividade da mesma pode atrair a atenção dos consumidores, criando um vínculo com o consumidor e uma oportunidade de destaque no mercado.

Como consumidores, apreciamos o sabor e a qualidade dos refrigerantes DelRey, entretanto, como estudantes de comunicação, percebemos que sua embalagem não causa impacto visual e não expressa a qualidade do produto. Sua logomarca não condiz com a marca, já que a imagem da “coroa” é símbolo de requinte, sofisticação e riqueza. A garrafa pet não possui um design diferenciado, segue o padrão comum dos demais refrigerantes e seu rótulo não se destaca em cores e imagem.

Apesar do consumo em grande escala por determinadas classes sociais (C, D e E), acreditamos que os refrigerantes DelRey são consumidos não pela atração que sua embalagem propicia aos consumidores e sim, pelo custo/benefício e apreciação do sabor. Porém, aqueles que nunca experimentaram não trocariam o refrigerante que consomem diariamente pelo DelRey, já que sua embalagem não é atrativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRAGA, Jose Luiz. Constituição do campo da Comunicação. In: FAUSTO NETO, Antonio; PRADO, Jose Luiz Aidar e PORTO, Sergio Dayrrel (Org.). Campo da Comunicação. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.

FRANÇA, Vera. Representações, mediações e práticas comunicativas. IN PEREIRA, M.; GOMES, R.; C.; FIGUEIREDO, VF (orgs). Comunicação, representações e práticas sociais. Rio de Janeiro; Aparecida. Editora Puc. Rio; Editora Ideias e Letras: 2004, p. 13-26.

GARRAFINHAS DE ALUMINIO DA COCA COLA. Disponível em: . Acesso em 03 de outubro de 2008.

MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem: curso básico. 2. ed. revisada São Paulo: Makron Books, 2002. 138 p.

PEPSI TWIST 3. Disponível em: http://www.designatento.com/design_grafico/identidade_visual/pepsi_a_ousadia_em_forma_de_logo.html>. Acesso em 29 de outubro de 2008.

PEREZ, Clotilde. Signos da Marca: Expressividade e Sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 174 p.

PINHO, José Benedito. O Poder das Marcas. São Paulo: Summus, 1996.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Hi5

O Hi5 é uma rede social virtual que até 2008, é dos 20 sites mais visitados na Internet. No Hi5, os usuários criam uma página pessoal para mostrar os seus interesses, idade e local de habitação, bem como carregar imagens onde outros utilizadores podem comentá-las. O site também disponibiliza a possibilidade de criar álbuns de fotografia bem como instalar um leitor multimédia para reproduzir as suas canções favoritas. Os utilizadores podem enviar entre si pedidos de amizades, podendo aceitar e rejeitar os que receberem, bem como bloquear directamente os utilizadores. O Hi5 possui o sistema de grupos em que um utilizador pode aderir a um determinado grupo consoante os interesses desse mesmo grupo (países, cidades, canções, etc.) Além de se encontrar em inglês, o site está traduzido também espanhol, francês, alemão, italiano, neerlandês, romeno, polaco, turco, português europeu e em português do brasil, entre outros.O Hi5 foi considerado o site mais visitado pelos portugueses em 2007, segundo o site de ranking mundial alexa.com.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Redes Sociais

Ning
Plataforma online que permite a criação de
redes sociais individualizadas. Cada usuário pode criar a sua própria rede social e aderir a redes de outros usuários que partilhem os mesmos interesses. Ao contrário de redes generalistas como o Hi5 ou Facebook, que condicionam a rede social à interação pessoal, o Ning permite partilhas de interesses específicos.É utilizado por redes sociais de professores e educadores.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O QUE É PET?

O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico.

Simplificando, PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros como embalagens termoformadas, chapas e cabos para escova de dente.


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Refrigerantes


A empresa Del Rey apresentou ao mercado em 2008 novos rótulos e o slogan "a gente sabe o que é bom".

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Projeto Del Rey

Trabalho desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda das Faculdades Promove.

Andreia Pinheiro
Evandro Magiolli
Fernanda Seabra
Luciana Conrrado
Valquiria Lima
Viviane Dias